terça-feira, 9 de agosto de 2011

Caravaneiros da Assufrgs chegam a Brasília

Cerca de 40 caravaneiros técnico-administrativos da Assufrgs chegaram na manhã desta terça-feira a Brasília, onde já estavam reunidos grupos de 12 universidades de todo o Brasil. Estão sendo esperadas mais de 30 representações, totalizando 1500 servidores no acampamento, que acontece no gramado da Esplanada dos Ministérios. Às 14h30min os caravaneiros realizam a primeira caminhada: “Avisar que chegamos – Caminhada passando pelo MEC, pelo Ministério do Planejamento”.

O acampamento tem atividades previstas de terça a quinta, com caminhadas, palestras e apresentações culturais. Haverá vigília até à 1h da madrugada hoje, e amanhã até as 2h. O objetivo do acampamento é forçar a abertura de negociações com o governo. Os técnico-administrativos estão em greve há mais de 60 dias e ainda não foram recebidos pelo Ministério do Planejamento. As pautas reivindicadas aparecem nas camisetas do “Acampamento de Greve”: por melhores salários, contra a privatização dos HUs e contra a criminalização da greve.

O grupo da Assufrgs chegou às 9h30min e organizou suas barracas, identificadas com adesivos que destacam a participação da UFRGS e da UFCSPA. Para se proteger das adversidades do clima no Planalto Central, os caravaneiros têm utilizado protetor solar e ingerido bastante água. Com grama seca e solo rachado, indicando longo período de estiagem, Brasília tem temperaturas que ultrapassam os 30° e umidade na casa dos 28%.

Texto do Charles Florczack Almeida direto do Acampamento, revisado pela Thaís Aragão.





Clique aqui e veja mais fotos do Acampamento em Brasília.
Todas as fotos são de Charles Florczak Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário