quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O DUVANIER FALECEU ESTA MADRUGADA APÓS A OFICINA COM A FASUBRA

NOTA DE PESAR DA MINISTRA MIRIAM BELCHIOR PELO FALECIMENTO DO SECRETÁRIO DUVANIER PAIVA FERREIRA
imprimir texto    listar notícias   voltar

Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, nesta quinta-feira (19). Defensor incansável da democratização nas relações de trabalho, promotor do diálogo e profissional dedicado, Duvanier foi um brasileiro que lutou ao longo da vida pela consolidação da democracia no Brasil.
Neste momento de dor me solidarizo com os parentes, amigos, companheiros de profissão e admiradores de Duvanier Paiva.

Miriam Belchior
 
O velório de Duvanier Paiva será realizado no Campo da Boa Esperança, Capela 2, a partir de 12h30, em Brasilia (DF).

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/

O Duvanier sempre foi um negociador duro e intransigente, vamos torcer para que o seu substituto seja mais flexível.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Correio Braziliense - Política - Pressionado, governo cria secretaria para dialogar com centrais sindicais

Correio Braziliense - Política - Pressionado, governo cria secretaria para dialogar com centrais sindicais

Vale a pena ler para tomar conhecimento das análises do representante do governo dos trabalhadores sobre o direito de greve e seu exercício.

Servidores Públicos Federais definem Pauta Geral da campanha nacional 2012

InformANDES na UFRGS, nº 04/2012 – 13/01/2012.
A Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS divulga!

InformANDES, data: 10/01/2012
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN
Servidores Públicos Federais definem Pauta Geral da campanha nacional 2012

Os servidores públicos federais (SPF) começam o ano unidos em http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-726920154.JPGtorno do fortalecimento da Campanha 2012 da categoria. Em reunião na tarde desta terça-feira (10), em Brasília, o Fórum das Entidades de Servidores Federais ratificou os eixos unitários da campanha. Também foi decidido que, no próximo dia 24 de janeiro, a pauta geral será protocolizada no Ministério do Planejamento, na secretaria geral da Presidência da República e nas mesas diretoras da Câmara e do Senado.

“Foram mantidos os sete eixos da campanha realizada em 2011 e acrescentado mais um, que é a exclusão do artigo 78 da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2012. Tal artigo estabelece que só poderão ser concedidos reajustes salariais aos servidores se a concessão dos mesmos tiver sido prevista em projeto de lei apresentado até 31 de agosto do ano passado. Para o ANDES-SN, esse artigo é antidemocrático, além de ser extremamente prejudicial à luta dos servidores”, afirma o 1º vice-presidente da Regional Nordeste II, Josevaldo Pessoa da Cunha, que acompanhou a reunião.

O encontro na sede da Condsef foi antecedido de uma reunião da Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais (Cnesf), realizada na tarde do dia 9 e na manhã do dia 10.

Nas duas reuniões, Josevaldo Cunha reforçou a posição do ANDES-SN de que os servidores federais deverão realizar uma forte campanha conjunta, sem que para isso as entidades tenham de abdicar de suas pautas específicas.

Além de definir a data de 24 de janeiro como o dia para a protocolização da pauta geral da Campanha 2012 dos SPF, o Fórum também deliberou pela realização de uma jornada de atividades de mobilização nos estados no período de 12 a 16 de março, que deve culminar em um grande ato a ser realizado em Brasília.

Outra deliberação tomada pelas entidades é que deve ser articulado o relançamento da “Frente Parlamentar de Defesa do Serviço Público” no parlamento federal como forma de se fortalecer a Campanha 2012 dos SPF.

A reunião do Fórum contou com a participação de representantes de 15 entidades nacionais e de 10 entidades de base dessas organizações. Além do ANDES-SN, estavam presentes a Condsef, a Fasubra, a Fenasps, o Sinasefe, a CSP-Conlutas e a Asfoc-SN, entre outras entidades.

Os eixos da campanha nacional 2012
Os oito eixos que vão nortear a Campanha dos SPF 2012 são os seguintes:

- Política Salarial permanente, com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações.
- Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores.
- Implementação de negociação coletiva no setor público e direito de greve irrestrito.
- Exclusão de dispositivos antidemocráticos da LDO/LOA, como o artigo 78 da LDO/2011, que visam obstruir a negociação com os servidores públicos sobre os seus direitos.
- Retirada de Propostas de Emendas Constitucionais (PEC), Projetos de Lei (PL), Medidas Provisórias (MP) e Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos (PL 549/09 –congelamento dos salários por dez anos, PL 248/98 –demissão dos servidores público por “insuficiência de desempenho”, PL 92/07 – cria a fundação estatal de direito privado, PL 1992/07 – transfere a aposentadoria dos servidores públicos para os fundos de pensão, PL 79/11 – cria a empresa para gerir os hospitais universitários, PEC 369 – restringe o direito à organização dos trabalhadores e o direito de greve, entre outros).
- Cumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados e não cumpridos.
- Paridade entre Ativos, Aposentados e Pensionistas.
- Definição de data-base (1º de Maio).
Fonte: ANDES-SN
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
- Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
- 10% do PIB para Educação Pública, já!

BOLSAS PARA PÓS PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

 
Infelizmente ainda não estamos falando da Ufrgs, mas eu fiz questão de divulgar para que todos fiquem sabendo que é possível sim, quando se tem vontade política é claro, destinar recursos para que os técnico administrativos em educação ganhem bolsas de especialização. mestrado e doutorado. O pior é que tem gente que vai achar que em Viçosa é só para fazer de conta, pois são 10, 2 e 1 bolsa respectivamente, mas aí eu pergunto, quantas são aqui na Ufrgs?