sexta-feira, 29 de julho de 2011

POSIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA GREVE

Hoje em torno das 12 horas, o Prof. Rui Oppermann entrou em contato com o Comando Local de Greve e passou as seguintes informações sobre o fato da UFRGS constar na petição da AGU como uma das requerentes:

"1) Nem a Reitoria, nem a Procuradoria Geral e nem o Conselho Universitário da UFRGS solicitaram, em momento algum, a judicialização da greve;
2) A Andifes está fazendo levantamento com todas as IFES a fim de verificar se alguma instituição encaminhou solicitação neste sentido, até o momento as informações dos Reitores tem sido de que não partiu deles esta solicitação para que a Agu encaminhasse ao STJ petição visando a decretação de ilegalidade da greve. Tão logo a Andifes tenha em mãos a informação de todas as IFES estará decidindo que medidas tomar."


Na minha avaliação pessoal, é evidente que, em algum momento, houve intervenção direta nas IFES e que, portanto, o que se espera é uma posição bastante clara da Andifes em defesa da Autonomia Universitária.

VÍDEO DA REUNIÃO COM O ASSESSOR DO MPOG, NA REUNIÃO EM GRAMADO

Clique aqui e acesse o canal da greve 2011, criado pela colega Thais Aragão no youtube, e assista ao vídeo da reunião de uma representação do CLG com o assessor do Ministério do Planejamento, Eduardo Rodrigues, presente no Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento.

VEJA AS FOTOS QUE A ANDRÉA FERREIRA FEZ DO ATO EM GRAMADO

Clique aqui e acesse o álbum do facebook da Andréa.

Clique aqui e acesse outro álbum do facebook da Andréa.

HOJE TEM ASSEMBLEIA

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ATO EM GRAMADO DURANTE FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE PLANEJAMENTO

A Ministra Miriam Belchior não compareceu ao XLVI Fórum Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento, ela anunciou que não estaria presente ontem a noite, a gente quer acreditar que foi porque ficou sabendo que estariamos esperando por ela.

Fomos recebidos eu, a Berna e o Alexandre (Vigilância) pelo Secretário do Planejamento do Rio Grande do Sul, João Motta, que ouviu atentamente o relato dos Coordenadores, e se comprometeu a tentar conseguir uma reunião para uma Comissão do CLG, com o assessor da Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o técnico Eduardo Rodrigues.

A seguir Eduardo Rodrigues conversou com um grupo do CLG e anotou todos os nossos questionamentos e manifestações e relatou que o Secretário de Recursos Humanos Duvanier Paiva, é quem está trabalhando diretamente na parte dos acordos e das negociações com os Servidores. A Comissão entregou ao Técnico Eduardo Rodrigues, a CARTA ABERTA Á SOCIEDADE explicando os motivos da GREVE e a CARTILHA sobre a PAUTA de reivindicações da GREVE NACIONAL da FASUBRA.

Além disso, Rodrigues, irá repassar para a Ministra Miriam Belchior, as reivindicações de REAJUSTE e POLÍTICA SALARIAL dos servidores a fim de intermediar nas negociações e também para o secretário de Recursos Humanos. Insistimos em vários momentos a necessidade de abertura de negociações por parte do governo com propostas concretas e efetivas de atendimento a nossa pauta.

Veja a seguir algumas fotos que eu fiz do evento:





Clique aqui e veja mais fotos no album no Flickr.

A SEGUIR DA SÉRIE FILMINHOS QUE EU FIZ:




quarta-feira, 27 de julho de 2011

Representantes do Comando Local de Greve se reunem com o Reitor em exercício

Hoje às 15h e 30min, os representantes do CLG, Paulo Ceroni, Tuxaua Closs, Gabriel Focking e Silvio Corrêa se reuniram com o reitor em exercicio Rui Vicente Oppermann, estavam presentes o pró-reitor da Progesp Maurício Viegas da Silva, a vice pró-reitora Vânia Cristina Santos Pereira e o assessor do reitor Ricardo Norberto Ayup Zouain. Conforme havia sido deliberado pela manhã na reunião do CLG, entregamos ao reitor cópia da mensagem que reivindicavamos pudesse ser colocada no portal do aluno:
Prezado (a) Aluno(a),

Os servidores técnico-adminstrativos da UFRGS e UFCSPA estão em GREVE NACIONAL desde o dia 06 de junho de 2011. O movimento grevista pede a abertura efetiva de negociações com o Governo Federal, considerando que atualmente não existe política de reajuste salarial e nem reajustes previstos para a categoria neste e no próximo ano. Como manisfestou o Conselho Universitário da UFRGS em sessão de 17 de junho de 2011, a nossa Universidade “se encontra no patamar de excelência atual por contar com servidores de alta qualificação e capacitação”. Nesse sentido, os técnicos-administrativos pedem desculpas pelos eventuais transtornos e contam com a compreensão e o apoio da comunidade acadêmica na busca de uma resolução positiva de sua reivindicação salarial, visando a volta da normalidade das atividades e na defesa da universidade pública e de qualidade.

O reitor manifestou a posição da administração central de não utilizar o canal institucional "portal do aluno" para este tipo de comunicação e salientou que no seu entendimento os alunos do campus centro, pelo menos, estavam bem informados sobre a greve dos servidores técnico-administrativos, neste momento aproveitou para lamentar o fechamento do quarteirão e o cerceamento do direito universal de ir e vir embora tenha elogiado "o envelopamento" da universidade. Comentou que na tarde do dia 21 e durante todo o dia 22 teve que acalmar várias pessoas que se sentiram prejudicads. Nós salientamos que houveram poucos desentendimentos, tendo sido respeitado a questão dos serviços essenciais e do bom-senso na resolução dos pequenos conflitos de interesses. A seguir informamos ao reitor que a AGU havia ingressado com um pedido de judicialização da greve e que entre os requerentes constava o nome da UFRGS, neste sentido, gostariamos de saber se a posição da administração central sobre o movimento havia mudado. Questionamos da possibilidade do mesmo estar presente na assembleia do 29, para se manifestar sobre o tema, o reitor tergiversou um pouco sobre o tema, alegando desconhecer o assunto e a possibilidade ou não da AGU ou do MEC mover ação desta natureza independente da vontade dos reitores. Ficou de retornar informando da possibilidade de estar presente ou não na assembleia. Ao sair da reunião, conversamos sobre a negativa de divulgar nossa mensagem aos alunos e resolvemos encaminha-la via mensagem eletrônica aos dirigentes de unidades, assessores e DCE solicitando que os mesmos repassassem aos alunos.




terça-feira, 26 de julho de 2011

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DESTA SEMANA APROVADO NA ASSEMBLEIA DO DIA 26/07/2011:

DIA: 27/07/2011 - QUARTA-FEIRA
HORÁRIO: 9 HORAS
ATIVIDADE: REUNIÃO COMANDO LOCAL DE GREVE
LOCAL: ASSUFRGS

HORÁRIO: 14 HORAS
ATIVIDADE: REUNIÃO COM OS CARAVANEIROS DO ATO EM GRAMADO
LOCAL: SALA 700 DA ENGENHARIA

DIA: 28/07/2011 - QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: 7 HORAS
ATIVIDADE: SAÍDA PARA O ATO EM GRAMADO NA REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS SECRETÁRIOS DE PLANEJAMENTO COM A PRESENÇA DA MINISTRA MIRIAM BELCHIOR
LOCAL: EM FRENTE AO COLÉGIO JULINHO

DIA: 28/07/2011 - SEXTA-FEIRA
HORÁRIO: 9 HORAS
ATIVIDADE: REUNIÃO COMANDO LOCAL DE GREVE
LOCAL: ASSUFRGS

HORÁRIO: 14 HORAS
ATIVIDADE: ASSEMBLEIA GERAL
LOCAL: SALÃO DA REITORIA DA UFRGS

EIS AÍ UM "FATO NOVO", SERÁ?

Demonstrando mais uma vez o desrepeito, a truculência e o autoritarismo com que trata os trabalhadores públicos federais, em especial os das universidades brasileiras, em greve desde o dia 06/06/2011, o governo do PT exercido pela presidente Dilma, enquanto o Duvanier estará, de 25 a 31 de julho, na Itália participando do "Works Manual da OIT sobre Prevenção e Resolução de Conflitos de Trabalho Público", ou seja, enquanto o pseudo-negociador do governo viaja para participar de discussão sobre Resolução de Conflitos, o governo simplesmente ameaça os trabalhadores com o pedido de decretação da ilegalidade da greve, conforme consta do sitio da AGU. Tenho me furtado de manifestar opinião pessoal neste blog, mas, neste caso, solicito licença aos colegas. Tenho me manifestado em todas as assembléias dizendo que:"até agora nada mudou, nem no sentido do governo apresentar proposta concreta que atenda as nossa reivindicações, nem no sentido de nos punir de alguma forma" e disse também: "a greve deve durar até que arranquemos alguma coisa do governo ou que ele nos arranque alguma coisa". Estamos chegando em um momento crucial da nossa luta, a despeito de termos tomado todas as precauções necessárias para que pudéssemos enfrentar medida desta natureza por parte do governo, sabemos que o poder judiciário do nosso país não é imparcial e nem sequer autonomo quando se trata de analisar assuntos de interesse do executivo. Sendo assim, devemos avaliar sem paixão, se temos força suficiente para manter esta luta contra um governo que se diz democrático, apoiado por vários colegas a nível nacional e local, mas que se utiliza de mecanismo que, como eles gostam de dizer: "nunca antes na história deste país" foi utilizado em tão curto espaço de duração de uma greve, a judicialização do movimento. É fundamental salientar que entrar com uma petição não é a mesma coisa que ser julgado pelo Superior Tribunal Federal e portanto NÃO EXISTE NENHUMA DETERMINAÇÃO LEGAL AINDA SOBRE A NOSSA GREVE, a hora é de nos unirmos e mantermos forte a greve.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ATO

21/07/2011 09:29 - Atualizado em 21/07/2011 09:36, RÁDIO GUAÍBA
Servidores da Ufrgs lacram prédios centrais da Universidade impedindo entrada de funcionários
Ato marca 45 dias de greve

Os técnicos administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) marcam o aniversário de 45 dias da greve da categoria com um lacre amarelo que cobre todo o quarteirão de prédios da Universidade junto à Reitoria, no Centro de Porto Alegre. Desde cedo, os funcionários estão reunidos no local impedindo a entrada e saída de pessoas. O coordenador geral da Assurgs, Sílvio Corrêa, disse que, na manhã de hoje, apenas os funcionários que alimentam animais do setor de pesquisa puderam ingressar em um dos prédios e já saíram do local.

Entre os trabalhos prejudicados estão as rematrículas e liberação de documentos para os alunos. Representantes da categoria estão hoje em Brasília para uma reunião do Fórum dos Servidores Públicos. Os trabalhadores alegam que estão há um ano e meio sem reajuste salarial e que o governo não negocia com os servidores. Os alunos da Universidade estão em férias.

Ouça o áudio: Coordenador geral da Assurgs, Sílvio Corrêa

Fonte: Tatiane de Sousa / Rádio Guaíba

quinta-feira, 21 de julho de 2011

FECHAMENTO DO QUARTEIRÃO DA REITORIA FOI UM EXEMPLO DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

Com equipes encarregadas de colocar correntes e cadeados, a partir das 4 horas da manhã de hoje, 21/07/2011, de colocação da maravilhosa faixa amarela em torno de todo o quarteirão, encarregada do café da manhã e do salchipão, e contando inclusive com 2 banheiros químicos, aproximadamente 50 colegas até às 8 horas e após algo em torno de 300 colegas contando com os colegas da UFCSPA permaneceram com o quarteirão fechado das 4 horas da manhã até às 13 horas. Ao final do ato realizamos um abraço simbólico a UFRGS. Tava bonito de se ver e emocionate de participar. Obrigado a todos os que ajudaram a construir mais esta ato da nossa greve.

Esta atividade já repercutiu na imprensa conforme abaixo:

21/07/2011 12:47 - Atualizado em 21/07/2011 14:27 (Correio do Povo.com.br)
Servidores da Ufrgs fecham portões de acesso aos prédios
Categoria reivindica melhores condições de trabalho e salários

Categoria reivindica melhores condições de trabalho e salários. Clique e veja mais fotos Crédito: Bruno Alencastro

Categoria reivindica melhores condições de trabalho e salários
Crédito: Bruno Alencastro


Categoria reivindica melhores condições de trabalho e salários
Crédito: Bruno Alencastro
Categoria reivindica melhores condições de trabalho e salários
Crédito: Bruno Alencastro

Alunos dos cursos de Pós-graduação da Ufrgs, além das equipes de segurança e funcionários da parte administrativa da reitoria, inclusive diretores e o próprio reitor, não puderam ingressar nos prédio localizados no Campus Central da universidade, no bairro Bom Fim, na manhã desta quinta. Seguindo orientação do comando nacional de greve, os servidores da Ufrgs paralisados há 45 dias, fecharam os portões de acesso aos prédios e mantiveram piquetes em diferentes pontos no em torno do quarteirão, entre as ruas Paulo Gama e Sarmento Leite.

Foi uma manifestação pacífica, mas uma maneira de chamar atenção para as reivindicações da categoria por melhores condições de trabalho e salários, justificou Bernadete Menezes, uma das coordenadores da Associação dos Servidores da Ufrgs e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Assim como em Porto Alegre, atos semelhantes ocorreram em todos estados e em Brasília.

A paralisação dos servidores técnicos-administrativo da Ufrgs, da Ufcspa e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) tem adesão da maioria dos 2,6 mil servidores. A manifestação mobilizou pelos menos 300 pessoas. Segundo Bernadete, as reivindicações dos profissionais estão sendo negociados com o Ministério do Planejamento, que tem adiado uma definição. “São reivindicações justas, nossas universidades federais são consideradas as melhores do país. Isso porque têm funcionários qualificados”, afirmou.

Entre as premissas de negociação com o Ministério do Planejamento estão a apresentação de recursos orçamentários no piso da tabela salarial. Além disso, a categoria quer a inclusão no orçamento de 2011 de recursos para o reajuste salarial a ser pago no próximo ano. Também faz parte das reivindicações, o reposicionamento dos aposentados, isonomia salarial e de benefício auxílio-alimentação. Os trabalhadores pedem o fim da terceirização e solicitação de que sejam abertos concursos públicos.

Fonte: Mônica Bidese / Correio do Povo

DA SÉRIE EU E OS MEUS FILMINHOS DE CELULAR:





VEJAM ALGUMAS FOTOS QUE EU FIZ:

A Sara aproveitou para fazer um alongamento.

A Cris colocou o seu modelito astronauta.

Na madrugada fria teve lugar para um casal de amigos apaixonados, o Édinho e a Patrícia.

A Ângela foi de burka.

O Daniel levou o "cachorrinho".

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Reunião do Fórum dos Federais

Este é o relato feito pelo Rafael Calçada, um dos nossos delegados no CNG, da reunião do Fórum dos SPF's, preparatória para a reunião com o MPOG agendada, se não foi adiada mais uma vez,para amanhã:


José Amilton (CONDSEF) propôs que fosse discutida a proposta de política salarial, independente das fraturas políticas entre correntes.


Falas de Maria Lúcia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida (a que esteve aqui na nossa greve):


* O volume da receita corrente líquida da União vêm crescendo, mas as despesas com pessoal não acompanham o crescimento das receitas, desde 1995. Os recursos existem, não estão sendo aplicados. Isto é um argumento para a Mesa de Negociação. Devemos solicitar a melhor distribuição das receitas.
* Em comparação com o crescimento do PIB, também estamos perdendo.
* Somando a dívida interna e externa (dívida pública), totaliza quase 3 trilhões de reais.
* Os documentos disso estão na página da auditoria cidadã.
* Gráfico comparativo mostra que os gastos com amortização da dívida vêm crescendo, enquanto os gastos com pessoal praticamente se mantêm estável.
* Enfatizou a necessidade de garantia dos 50 bilhões, independente das fraturas políticas. Devemos tornar isto concreto até 31 de agosto, a data limite.
* Enfatizou que existem SIM os 50 bilhões. O governo quer adiar isso, e aposta no racha entre o conjunto dos SPFs.
* Política para combater a crise internacional dos bancos foi repassar a dívida, assumida pelos Estados, para os cidadãos, através de cortes orçamentários. Os Estados são os culpados por emprestarem aos bancos quantias trilhionárias.
* Os juros aumentaram 5x este ano.
* Se o governo disse que a dívida tem que ser paga, concordamos. Mas a CPI da dívida concluiu que há irregularidades na dívida. Os relatórios da CPI estão na página da auditoria cidadã. (Panfleto: quem ganha e quem perde com o endividamento brasileiro).
* Disso tudo resta provado que há recursos para o conjunto dos SPF's.
* Companheira mandará por e-mail para todas as entidades do SPF o panfleto.
* Em outubro será realizado seminário em Brasília, dias 4, 5 e 6. Dia 4 é para irem lideranças das entidades para discutir o endividamento público. Serão só 50 lideranças. Dia 5 grande seminário internacional, 500 participantes, já conseguiram uma deputada da Grécia, a Coordenadora de Finanças da Bélgica. Dia 6 grande ato no Congresso sobre a dívida pública. Tudo isto está na carta.


José Amilton CONDSEF


* A política tem que conter: a correção das distorções.
* Esta reunião tem que ver como trabalhar o reajuste linear.
* Ninguém é contra reajuste linear e ninguém é contra distorções.


ANDES:


* Destacou que o foco da reunião deve ser a política remuneratória
* A reunião do fórum tem que seguir adiante, mostrando que dinheiro tem. Porém, só o MPOG falou, não apresentando nada concreto.


CSP-Conlutas


* Falou do percentual do PIB mais IPCA, que estamos cobrando.
* Enfatizou que temos que perguntar a posição do governo quanto a este ponto.
* Perguntar ao governo como ele trabalha a questão das perdas salariais e como ele vêm elaborando a política salarial.
* Amanhã, mediante o que o governo apresente, por exemplo, 30 bi, falou que temos que discutir entre os SPFs como vamos distribuir isso.


FASUBRA (Rolando)


* Fasubra continua em greve;
* Juventude para dentro do movimento sindical;
* A FASUBRA está aqui para pedir apoio às entidades do Fórum. O mesmo governo que está escrevendo a regulamentação da OIT 151 não atende a FASUBRA em greve. O governo conhece nossa proposta, nunca apresentou contra-proposta, entramos em greve. Solicitamos o apoio de todas as entidades do Fórum.
* Estaremos pleiteando amanhã voz durante a reunião com o MPOG.
* Se não tiver jeito e nos derem o reajuste linear, não tem jeito, aceitaremos.
* Cobrou uma Moção do Fórum para que o MPOG receba e escute a FASUBRA.


José Amilton CONDSEF


* Todas as entidades estão discutindo suas demandas específicas.
* Temos que corrigir as distorções, para o CONDSEF isso é consensual;
* Repisou que não é contra reajuste linear, mas temos que bater o martelo em cima das distorções.
* Só os 14% não atende as demandas.
* Temos que construir uma política que abrange todos os tópicos (reajuste linear e distorções);
* Temos que ouvir o governo, mas temos que falar – isso faltou nas outras reuniões.


Irandir SINASEFE


* O Sinasefe tem especificidades;
* Na greve passada o Sinasefe levou porrada, pois o governo queria dar aumento só para os ativos, e deu briga na base.
* O governo sempre fala que não tem dinheiro.
* Como faremos greve no recesso?
* O Sinasefe disse que temos que chegar no Fórum e ouvir e bater o martelo na questão dos 50 bilhões.


Almiram FASUBRA


* Temos o menor piso;
* O funcionalismo tem que ter uma política salarial definida;
* Há necessidade de corrigir as distorções;
* Vamos aceitar o governo remarcando reuniões?
* Nossa proposta tem que ser incisiva.
* Exigir o prazo para contra-proposta.
* Se amanhã não houver proposta, temos que exigir data para contraproposta.


ANDES


* Sobre o reajuste geral, temos que bater o martelo em cima do dispositivo constitucional desse reajuste, para que não seja de 0,01%, como fez o governo diversas vezes para cumprir o dispositivo.
* Lembrou que o Duvanier disse que a correção das distorções é incompatível.
* No final, Duvanier lembrou que é incompatível o reajuste geral com as correção das distorções.
* Defendeu o reajuste geral. Disse que quando há reajuste geral, há aumento do piso, consequentemente.
* Acha que não podemos chegar dizendo que “temos uma reivindicação de 50bi”.


IBGE


* É uma opção de governo pagar dívida e não dar aumento. Este é um dos pontos que devem ser abordados na reunião.
* Qualquer fala amanhã deve ser no sentido de que só podemos avançar se ele falar em questão de números.
* Temos que avaliar se o que o governo disse nos satisfaz ou não.
* Quer uma grande greve geral dos SPFs. Temos que discutir isso hoje.


FENASPS


* O argumento que o ajuste anual é constitucional é importante.
* Precisamos sinalizar para o governo que não queremos apenas um número, mas sim política salarial.
* Acredita que Duvanier não vai apresentar nada.
* Quanto às distorções, falou que é importante o debate.
* As entidades não estão pedindo uma política salarial, estão EXIGINDO.


ASFOC


* Temos tido reuniões em sequencia e o governo ainda não define a política nem atende às reivindicações.
* A ASFOC tem tentado discutir sua pauta específica, sem muito sucesso, pois o governo não os atenderam bem.
* O governo Lula apostou nas mesas específicas, Dilma aposta na mesa geral.
* Lula aumentou as distorções.
* Precisamos arrancar uma política do governo.
* Tem que ficar claro para o governo: não há contradição entre a pauta geral e a específica. O governo não pode dizer que temos contradições, pois elas não existem.
* Estamos aqui (nesta reunião específica) em mais de 13 entidades, construímos um Fórum politicamente forte.


ANDES


* O reajuste linear está na nossa própria política salarial, junto com incorporação de gratificação e com reajuste anual.
* Sinalizar a construção da greve geral do funcionalismo para agosto.


FASUBRA (Pedro Rosa)


* Amanhã temos que colocar na mesa qual é a política efetiva: quanto tem, como vai ser, etc.
* Todas as reuniões com o Fórum levaram a outras reuniões.
* A data para a Marcha do Funcionalismo está longe. Precisamos marcar uma data mais próxima.


SINAL


* O que vamos ouvir amanhã o Duvanier já vazou pra imprensa, não há dinheiro.
* O valor excedente da arrecadação não vem sendo utilizado no serviço público.
* Cortando gastos nos ministérios o governo tenta manter o superávit primário.
* Não podemos nos contentar com o Duvanier dizer que no governo Lula houveram aumentos reais de salário. Isso não garante nosso poder de compra.


FASUBRA (não sei o nome do companheiro)


* Relatou sobre os 30 bi para reajustes mais 20 bi para distorções.
* A notícia do Duvanier não é surpresa.
* Lembrou que o Duvanier disse que o aumento linear é injusto.
* Levantou o questionamento: o que vamos fazer dentro do movimento dos SPFs?


SINDIFISCO


* Estão construindo um movimento em conjunto com a Polícia Federal e os Advogados da União.
* Contradição do governo: diz que não tem dinheiro mas bateu recorde de arrecadação.
* Não devemos retirar a proposta dos 50 bilhões.


UNIDOS PARA LUTAR


* Governo vem nos enrolando.
* A política do governo veio para aprofundar as distorções.


CSP-CONLUTAS


* O governo foi o responsável pelas distorções.
* O governo coloca as reestruturações das carreiras com base em gratificações.
* O aumento da arrecadação não foi conseguido pelo fisco, mas sim pelos cortes em gastos públicos, com a falta de moradia, copa, olimpíadas, etc.
* O aumento da arrecadação é direcionado para o pagamento da dívida.
* Amanhã é preciso colocar que existe dinheiro SIM.
* Não podemos fazer só marcha. Precisamos fazer greve. Sinalizar com greve.


SINDIFISCO


* Política salarial apontada para as gratificações não são boas, pois no momento da aposentadoria o servidor não leva isso aos proventos.
* A política do governo (neoliberalismo) é incompatível com o serviço público.
* Propõe que se retire dinheiro do pagamento da dívida para financiar ao funcionalismo.


FASUBRA (Rolando)


* Uma reunião marcando outra.
* Arrecadação aumentou, dinheiro tem.
* A prioridade do governo é com o mercado de capitais.
* Propõe uma greve nacional de todo o SPF.
* Questionou qual é o limite do Fórum. (?)
* Disse que o fórum protocolou sua proposta e não recebeu contra-proposta, isto é, o Fórum está na mesma situação da FASUBRA: enrolação.


CONDSEF


* A greve vai ser geral ou serão greves específicas?
* Qual vai ser a posição do Fórum se Duvanier disser que vai discutir pautas específicas? Vamos unificar em torno da pauta geral?



ENCAMINHAMENTO PARA AMANHÃ:


* Vamos ouvir o governo para conhecer a política para os SPFs.
* Não deixar Duvanier entrar em assuntos sobre oficinas, seminários de PLs, etc.
* Se o governo quiser entrar com pautas específicas, recuar, dizer que não estamos discutindo pautas específicas e bater o martelo em cima da pauta geral:
* Se o governo não apresentar proposta geral: construir greve a partir de agosto reivindicando a pauta geral. As entidades poderão trabalhar com a pauta específica.
* Se o governo apresentar proposta, analisar.


NEGOCIADORES PELO FÓRUM SÃO: CSP-CCONLUTAS, CONDSEF, FENASPS, FASUBRA (Rolando).



Dia 25, 14hs: nova reunião do Fórum.

AMANHÃ ATO NACIONAL NAS REITORIAS

COM A FINALIDADE DE DAR VISIBILIDADE A GREVE, AMANHÃ, DIA DA REUNIÃO DO FÓRUM DOS SPF'S COM O MPOG, ESTARÃO ACONTECENDO EM TODO O PAÍS ATOS NAS REITORIAS, CONTAMOS COM OS COLEGAS A PARTIR DAS 8 HORAS.

DA SÉRIE PARA FAZER AS COISAS APARECEREM TEM MUITA COISA QUE SE FAZ QUE NINGUÉM VÊ:









AGRADECEMOS A TODOS OS QUE ESTIVERAM LÁ PELA ASSUFRGS PARA DAR UMA MÃO, ESPECIALMENTE AO MATEUS, FILHO DA NOSSA JORNALISTA RAQUEL, QUE TRABALHOU PARELHO CONOSCO, DAS 11 HORAS ÀS 20 HORAS.

terça-feira, 19 de julho de 2011

AMANHÃ, ÀS 14 HORAS NA FACULDADE DE ARQUITETURA, TEM CINE-GREVE.

Ken Loach mostra luta de classes em "Pão e Rosas"


Trabalhadores explorados, endividamentos, lutas e patrões capitalistas - com outro manifesto nas telas, o diretor britânico Ken Loach descreveu as massas pobres e oprimidas e sua lutas para sobreviver em um mundo cruel de "laissez-faire" em Bread and Roses (Pão e Rosas).

O filme passa-se em Los Angeles, onde imigrantes mexicanos ilegais trabalham como faxineiros do turno da noite em um edifício de escritórios, por salários humilhantes. Eles não têm assistência médica, nenhuma proteção trabalhista e ainda suportam um patrão abusivo.


Bread and Roses não deve deixar um único par de olhos secos na platéia, ao mostrar a luta pela criação de um sindicato, pelo trabalho e alguns dos imigrantes voltando-se para o roubo e prostituição para pagar o aluguel e alimentar os filhos.

No meio disso tudo há Maya, uma jovem de Tijuana que, com um ativista americano apaixonado - Sam - corajosamente lidera uma campanha guerrilheira contra corporações, ameaçando as famílias e vidas dos empregadores, e correndo o risco de uma extradição.(Reuters)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ATENÇÃO!!! ATIVIDADE DE HOJE SALCHIPÃO NO VALE

Hoje a partir das 13 horas na Sub-sede da Assufrgs no Campus do Vale, salchipão,

após no Panteon do IFCH, vídeo da palestra da Maria Lucia Fatorelli, para quem não pode assistir no dia:

Algumas imagens:




TÁ NA PÁGINA DA FASUBRA: SINASETE PRESENTE NA REUNIÃO DO CNG DA FASUBRA

Sinasefe presente na reunião do CNG FASUBRA

A reunião do Comando Nacional de Greve da FASUBRA Sindical ocorrida nesta quinta-feira(14) contou com a presença dos diretores do Sinasefe, Toni Medeiros e Valmir Lima, que repassaram aos membros do comando informes acerca da reunião havida entre o Sinasefe e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG), ontem(13) para tratar da pauta específica daquela categoria.

fOTO DA PÁGINA DA FASUBRA.


Segundo os diretores, o Governo deixou margem para que se conclua que não há destinação de recursos no orçamento de 2011 para o funcionalismo, e também que não há perspectiva de reajuste salarial para 2012.

De acordo com Valmir Lima, quando perguntada acerca da participação da FASUBRA com observadora nas reuniões, a representante do Ministério, Marcela Tapajós, voltou a reafirmar que só haverá negociação com a Federação caso a greve seja suspensa. O Secretário de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier Paiva, não compareceu à reunião.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ENQUANTO ISTO EM BRASÍLIA O GOVERNO ADIA MAIS UMA REUNIÃO COM OS SPF'S

O governo adiou mais uma vez uma reunião de negociação com o fórum dos SPFś, reuniões estas que aliás, embora alguns insistam de dizer o contrário, a Fasubra tem participado. Desta vez o governo transferiu a reunião que estava agendada para amanhã, dia 15/07, às 15 horas para o dia 21/07, quinta-feira da semana vem. Gostaria que alguém me convencesse que esta não é a mesma política de desrespeito com os servidores públicos e enrolação de sempre.

ATO NA FIERGS FOI UM SUCESSO

No dia de hoje, com concentração na FACED a partir das 16 horas, abaixo de muita chuva, cerca de 50 colegas da UFRGS e UFCSPA se reuniram para deslocamento até a Fiergs onde a presidenta Dilma estaria, estes colegas aguardaram com muita empolgação e disposição e com muita chuva, até às 20 horas quando a presidenta chegou a Fiergs, durante todo o tempo em que permanecemos lá, distribuimos nossa carta a todos os que chegavam e gritavamos palavras de ordem além de agitarmos as faixas da nossa greve. Parabéns a todos nós que construimos esta greve em todas as atividades.

Já deu na imprensa:

No www.correiodopovo.com.br:

14/07/2011 19:41 - Atualizado em 14/07/2011 21:32
Sindicato da Ufrgs pede a Dilma reajuste
Grupo entrega carta aberta na Fiergs, onde presidente acompanha posse da nova diretoria

A chuva não impediu que integrantes da Associação de Servidores da Ufrgs e UFCSPA (Assufrgs) aproveitassem a visita da presidente Dilma Rousseff para pedir melhores salários. Em frente à sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), onde Dilma acompanhará a posse da nova diretoria a partir das 20h, um grupo distribuiu uma carta aberta com a reivindicação.

Acompanhe a posse da nova diretoria da Fiergs

No manifesto, que estava sendo entregue em uma folha aos carros que entravam na Fiergs, a Assufrgs acusa o governo de fugir das negociações, “além de não ter cumprido com os acordos firmados”.

Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
No zerohora.clicrbs.com.br:

Indústria | 14/07/2011 | 19h16min

Presidente Dilma visita Rio Grande do Sul para cerimônia de posse na Fiergs
Dilma acompanha evento que conduz Heitor Müller na presidência do órgão

Atualizada às 21h33min

A presidente Dilma Rousseff faz uma visita rápida ao Estado, nesta quinta-feira. Dilma participa nesta noite da cerimônia de posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, no Teatro da Fiergs, em Porto Alegre.

O desembarque da presidente no Aeroporto Salgado Filho ocorreu por volta das 18h30min. Logo depois, ela e sua comitiva se dirigiram para a Fiergs, onde a presidente participa do evento de posse, que iniciou às 20h40min.

Também participam da cerimônia autoridades como os ministros Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, o coordenador do Conselhão do governo estadual, Marcelo Danéris, os deputados federais Henrique Fontana e Manuela D'Ávila, e a senadora Ana Amélia Lemos. Participam ainda o presidente da Federasul, José Paulo Cairoli, e o da Farsul, Carlos Sperotto.


Protesto de servidores

Desde as 17h30min, cerca de 50 servidores da Ufrgs e da UFSCPA aguardavam em frente à entrada principal da Fiergs a chegada da presidente Dilma. O grupo pretendia entregar uma carta de reivindicações à presidente, pedindo que sejam abertas as negociações para reajuste salarial da categoria, Sílvio Correa, um dos coordenadores da Assufrgs. Os servidores federais estão em greve há mais de um mês. Dilma, porém utilizou uma entrada lateral para ter acesso ao Teatro da Fiergs.

Foto: Diego Vara ZERO HORA

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Fiz uns filminhos com o celular:







>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Veja fotos do ato na página da Assufrgs.

Transferida Assembleia Geral - Terça-feira 19/07

Transferida a Assembleia Geral para o dia 19/07, terça-feira, às 14 horas. Informes Nacionais, reunião SPF'S com MPOG, atividade de quinta-feira na FIERGS, mobilização, avaliação da greve e assuntos gerais.

15 de Julho - Salchipão no Campus Vale


Amanhã, data da reunião dos Servidores Públicos Federais com o Secretário/RH Duvanier Paiva, haverá vigília no Campus do Vale, às 13 horas, acompanhado de almoço com salchipão e posteriormente exibição da palestra ocorrida nesta terça-feira, sobre Previdência e Dívida Pública. Os grevistas e colegas solidários ao movimento encontrar-se-ão no corredor em frente ao IFCH, próximo ao banrisul, para continuidade da luta e espera de informações acerca da reunião em Brasília.

COLEGAS DA UFCSPA SOFREM ASSÉDIO COLETIVO

Mais uma vez representantes do CLG juntamente com colegas do Comando da UFCSPA tiveram de se deslocar até o setor de RH da UFCSPA e esclarecer como encarregado, o colega Roque, a questão do ponto dos colegas da UFCSPA, pela manhã o Roque havia informado aos colegas da UFCSPA que caso não entregassem as folhas-ponto até às 12 horas, todos levariam falta. Contada pelo CLG, a assessora jurídica da Assufrgs se deslocou até a UFCSPA e após convers com os colegas encaminhou minuta de correspondência que foi entregue ao Roque em que fica clara a prática de atitude anti-sindical e portanto ilegal por parte do mesmo.

ATENÇÃO!!!!!

CALENDÁRIO DA GREVE

DIA 14/07/2011 - QUINTA-FEIRA

ÀS 9 horas - Reunião do Comando Local de Greve na ASSUFRGS

ÀS 16 horas - Concentração na FACED para nos deslocarmos até a FIERGS onde a presidenta Dil-má estará participando de evento.

DIA 15/07/2011 - SEXTA-FEIRA

ÀS 13 horas - Vigília com Salchipão no Campus do Vale, Após o salchipão passaremos a filmagem da atividade com a Maria Lucia Fatorelli

ÀS 15 horas - Reunião dos SPF´s com o MPOG em Brasília

DIA 18/07/2011 - SEGUNDA FEIRA
Assembleia Geral para informes da reunião dos SPF´s, em breve estaremos informando o local e o horário.

CNG MUDOU DE CARA E DEFINIU QUE A GREVE CONTINUA E QUE DEVEMOS RADICALIZAR

CNG FASUBRA DECIDE QUE A GREVE CONTINUA
Os delegados tiraram ainda os seguintes encaminhamentos: ida à reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica e ao Congresso da União Nacional dos Estudantes; realização de atos nas reitorias e HUs; participação na marcha em defesa da educação pública, além de organização de mobilizações nos estados.
A CATEGORIA DEFINIU: A GREVE CONTINUA E SE FORTALECERÁ

No dia 13/07, o CNG da Fasubra referendou (de acordo com a tradição da federação) a resolução da maioria das assembleias nas universidades e decidiu, por 58 votos a favor, 2 contra e 33 abstenções , e a continuidade da greve por tempo indeterminado. Este entendimento é consensual no comando, que sabe que o grande passo rumo a vitória é a UNIDADE DA CATEGORIA, que ao longo da história da federação soube debater as divergências táticas, mas sempre acatou a decisão da maioria. Assim foi conquistada a carreira, a paridade/integralidade entre ativos e aposentados, os reajustes salariais, os concursos, a estabilidade no emprego e tantos outros direitos.

A Situação Política é Favorável para Seguir na Greve.

O CNG entende que o momento político é propício para a greve, pois está evidente para toda a classe trabalhadora que existe muito dinheiro para reajuste salarial. É vergonhoso vermos o BNDES oferecer 4 bilhões para o empresário Abílio Diniz fundir duas empresas, e ver o governo alegar que não tem dinheiro para reajustar o piso dos servidores das universidades em 3 salários mínimos, o que totalizaria no orçamento cerca R$ 6,5 bi, atendendo mais 150 mil trabalhadores. São pagos mais de 250 bilhões anuais em dívidas a banqueiros. Isto sacrifica a educação e a saúde. Por isso, o governo Dilma pretende privatizar os Hospitais Universitários em caráter de urgência.

No congresso ou no executivo há uma farra dos gastos públicos para enriquecer mais os corruptos e empresários. São as obras faraônicas do PAC, da COPA, das Olimpíadas que provam aonde vão os recursos públicos. Por isso existem dezenas de categorias pelos estados em greve, em especial na educação, com ou sem o apoio de seus dirigentes sindicais. São greves fortes, radicalizadas, que estão arrancando suas reivindicações, mesmo que parciais.

Nossa categoria começa a ser contagiada pelas fortes greves pelo país e pelo mundo afora. A greve nas universidades está na vanguarda e está influenciando outros setores do funcionalismo federal que estão atrasados, mas que, no entanto, já indicam deflagrações de suas greves para agosto. Na busca da vitória, devemos procurar todas as categorias em luta para unificá-las, constituindo coordenações comuns das mesmas – pois temos problemas semelhantes e nossa força aumenta quando nos unimos. Devemos procurar nos estados e no DF, urgentemente, reunião com setores da educação federal (Sinasefe e Andes) para construirmos lutas, atos de rua pelos estados e caravanas nacionais já na primeira quinzena de agosto. Devem ser discutidas com os DCE´s as lutas comuns nas universidades, pois a juventude historicamente foi aliada nas nossas lutas.

Devemos ampliar esforços pra fortalecer nossa greve. Cada ato marcado pelo CNG – seja nas ocupações das reitorias, na mobilização dos trabalhadores dos HU´s, nas passeatas e manifestações nas ruas, seja bloqueando ou retardando a efetivação das matrículas – se bem cumpridos pelas entidades de base, terá um efeito nacional que ajudará na abertura real de negociações.

É preciso alertar a todos que mesmo com unidade e com entrada de outros setores do funcionalismo federal em greve, não está garantido que alcançaremos nossas reivindicações. Há uma queda de braço com o governo Dilma e com o Congresso Nacional, comprometidos com a destruição do Serviço Público, por meio de privatizações e arrochos salariais. Só há uma saída: a derrota da política deste governo.

Há no CNG uma certeza de que, se não lutarmos, os piores projetos contra o funcionalismo se tornarão realidade. Teremos nossos salários congelados por 10 anos (PLP 549); teremos regras de demissão de servidores (PL 248); teremos privatizados nossos hospitais (PL 1749); e a nova geração que ingressou a partir de 2003 terá que pagar muito mais para a previdência privada (PL 1992).

Sendo assim, este comando orienta seguir a greve e intensificar as lutas pelos estados e em Brasilia.

Rumo à VITÓRIA!

CALENDÁRIO DE GREVE:

IMEDIATO IMPEDIMENTO DAS MATRICULAS..

DIA 21, ATO NAS REITORIAS, DIA 28 NOS HU´S

MARCHA DA EDUCAÇÃO NA 1ª QUINZENA, COM SINASEFE,


Fonte: Portal da FASUBRA // Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras

terça-feira, 12 de julho de 2011

RESULTADOS DAS ASSEMBLÉIAS POR SINDICATOS

Por entidade, conforme está sendo contabilizado pelo CNG

SINDICATO / UNIVERSIDADE DATA DA ASSEMBLEIA POSIÇÃO

NORTE

SINDTIFES – UFPA, UFOPA E UFRA 12/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTESAM - UFAM 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTEST/AC - AFAC 12/07/11 SUSPENDE
SINTUNIR - UNIR não está em greve não está em greve

NORDESTE

SINTESPB – UFPB, UFCG 12/07/11, manhã SUSPENDE
SINTUFCE - UFCE 12/07/11, tarde NÃO DELIBEROU ATÉ AS 18HS
ASSUFBA-SIND – UFBA, UFRB 08/07/11 SUSPENDE
SINTUFEPE/RUR - UFRPE 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUFEPE/FED - UFPE 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTEST/RN – UFRN, UFERSA 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUFS - UFS 12/07/11 SUSPENDE
SINTEMA - UFMA 07/07/11 SUSPENDE
SINTUFAL - UFAL 12/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUFPI - UFPI 11/07/11 SUSPENDE

CENTRO-OESTE

SINTUF/MT - UFMT 11/07/11 SUSPENDE
SISTA/MS – UFMS, UFGD 12/07/11 SUSPENDE
SINTFUB - UnB 12/07/11, manhã NÃO SUSPENDE
SINTIFES/GO - UFG 07/07/11 SUSPENDE

SUDESTE

SINTUFF - UFF 12/07/11, tarde NÃO SUSPENDE
SINTUFRJ - UFRJ 12/07/11, manhã NÃO SUSPENDE
SINTUR-RJ - UFRRJ 07/07/11 NÃO SUSPENDE
ASSUNIRIO - UNIRIO 12/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUNIFESP - UNIFESP 12/07/11, tarde NÃO SUSPENDE
SINTUFSCAR - UFSCAR 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTUFES - UFES 07/07/11 NÃO SUSPENDE
ASSEFEI – UNIFEI 12/07/11 SUSPENDE
SINDIFES – UFMG, UFVJM, CEFET/MG 12/07/11, manhã SUSPENDE
SINDUFLA - UFLA 07/07/11 SUSPENDE
ASAV/SIND - UFV 12/07/11, tarde NÃO SUSPENDE
ASSUFOP/SIND - UFOP 12/07/11 NÃO SUSPENDE
SINTET-UFU - UFU 12/07/11, tarde SUSPENDE
SINTUFEJUF - UFJF 12/07/11 SUSPENDE
SINTEFOA - ALFENAS não está em greve não está em greve
SINTE-MED - UFTM 08/07/11 NÃO SUSPENDE
SINDS - UFSJ 12/07/11, tarde SUSPENDE

SUL


SINTUFSC - UFSC 12/07/11, tarde NÃO SUSPENDE
SINDITEST – UFPR, UTFPR 07/07/11 NÃO SUSPENDE
ASSUFPEL - UFPEL 08/07/11 SUSPENDE
APTAFURG - FURG 07/07/11 NÃO SUSPENDE
ASSUFRGS – UFRGS, UFCSPA 07/07/11 NÃO SUSPENDE
SINDIPAMPA - UNIPAMPA ? SUSPENDE
ASSUFSM - UFSM 12/07/11 SUSPENDE

Pela continuidade: 21
Pela suspensão: 18
Não se manifestaram a tempo: 1

TOTAL: 40

Informações repassadas pela Ângela e pelo Rafael, notem também que até agora os números eram indicados por IFES e agora passaram a ser indicados por entidades representativas.

Por IFES os totais são:

Pela continuidade: 26
Pela suspensão: 22
Não se manifestaram a tempo: 1

TOTAL: 49

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PALESTRA SOBRE PREVIDÊNCIA E DÍVIDA PÚBLICA


Vídeo
de entrevista com Maria Lucia Fattorelli no Forum Social Mundial, CPI da Dívida Pública, que ilustra a competência e capacidade da palestrante sobre o tema, a partir de 1:08.

Veja artigo publicado no Le Monde Diplomatique Brasil.

ACOMPANHE O QUADRO DAS DECISÕES DE ASSEMBLEIA

As IFES estão informadas por região da mesma forma que aparecem nos IG's.
Informação atualizada às 15h50min do dia 11/07.

Continua na greve (com assembleia)
01. SINDTIFES - UFOPA - 08/07
02. SINTESAM - UFAM - 07/07
03. SINTUFEPE/RUR - UFRPE - 07/07
04. SINTUFEPE/FED - UFPE - 07/07
05. SINTEST/RN - UFRN - 07/07
06. SINTUFAL - UFAL - 07/07
07. SINTUR-RJ - UFRRJ - 07/07
08. SINTUFSCAR - UFSCAR - 07/07
09. SINTUFES - UFES - 07/07
10. SINTE-MED - UFTM - 08/07
11. SINDITEST - UFPR - 07/07
12. SINDITEST - UTFPR - 07/07
13. APTAFURG - FURG - 07/07
14. ASSUFRGS - UFRGS - 07/07
15. ASSUFRGS - UFCSPA - 07/07

Saiu da greve (com assembleia)
01. ASSUFBA-SIND - UFBA
02. ASSUFBA-SIND - UFRB
03. SINTEMA - UFMA
04. SINTUFPI - UFPI
05. SINTIFES/GO - UFG
06. SINDUFLA - UFLA
07. ASUFPEL - UFPEL

Com informações do Rafael e da Ângela, 2 dos nossos delegados no CNG.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ASSEMBLEIA APROVA A CONTINUIDADE DA GREVE

Com o salão da Fac. de Direito lotado, aproximadamente 400 pessoas, os trabalhadores em educação da UFRGS e da UFCSPA APROVARAM A CONTINUIDADE DA GREVE, com 5 votos contrários e 5 abstenções. Esta foi uma clara demonstração de descontentamento e indignação com o encaminhamento feito pelo CNG de que deveríamos suspender a greve para retomarmos a negociação e após, caso o governo não negociasse conosco, retomar a greve. O mais impressionante é que com 49 universidades em greve e apenas 4 que não estão em greve, a votação a favor desta proposta desrespeitosa e traidora foi vencida com o resultado de 52 votos a 47 votos contra este encaminhamento, numa clara demonstração que alguns delegados votaram em desacordo com as suas bases. Os nossos 03 delegados, Ângela, Rafael Calçada e Laura votaram a favor da continuidade da greve e radicalização do movimento.
Leia a matéria publicada na página da Assufrgs.
Veja mais fotos da assembléia na página da Assufrgs.
Foto de Raquel Carlucho

Foto de Raquel Carlucho

Foto de Raquel Carlucho

terça-feira, 5 de julho de 2011

EXEMPLO DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

Hoje demos exemplo na organização do ato unificado dos spf's em porto alegre, contando com centenas de colegas da UFRGS, da UFCSPA, da UFSM, da FURG, do IBGE, da previdência e representantes da CTB, CONLUTAS, INTERSINDICAL, dos DCE's da UFRGS, da UFCSPA, da ANEL e do movimento 89 de junho que luta contra a atual gestão do DCE da Puc, realizamos uma grande passeata em que deixamos claro a população da cidade a necessidade de valorização dos trabalhadores públicos federais e o quanto esta valorização representa na manutenção destas atividades públicas e de qualidade.
Vela mais notícias na página da Assufrgs.
Foto de Raquel Carlucho

Foto de Raquel Carlucho


Veja mais fotos do ato na página da Assufrgs.

Veja alguns vídeos que eu fiz de cima do carro de som:

REITORIA1

REITORIA2

REITORIA3

OSVALDO

PRAÇA ARGENTINA

SALGADO1

SALGADO2

BORGES1

BORGES2

LARGO1

LARGO2

LARGO3

LARGO4

LARGO5

LARGO6

PARA TENTAR ENROLAR MAIS UMA VEZ

É no minimo estranho que no dia nacional de luta dos SPF's, o governo responda correspondência da Fasubra dizendo a mesma coisa, a Fasubra deve suspender a greve para que as negociações da pauta específica sejam retomadas, esta não é a proposta que esperamos para análise, a resposta, ou documento que aguardamos é o que será divulgado na reunião com os SPF's que o governo transferiu para amanhã, dia 05/07/2011.

ATENÇÃO ASSEMBLÉIA ADIADA

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ATENÇÃO !!!! ASSEMBLEIA ADIADA

Tendo em vista que, mais uma vez, o governo adiou a reunião com o SPF's, do dia 05/07/2011, terça-feira, para o dia 06/07/2011, quarta-feira, a ASSEMBLEIA GERAL que havia sido convocada para avaliar o resultado da reunião FOI TRANSFERIDA PARA O DIA 07/07/2011, QUINTA-FEIRA, em local a ser divulgado. Me parece que, desta vez, além de enrolar o governo quer avaliar a mobilização dos SPF's no ato do dia 05/07/2011, por isto mesmo vamos fazer a nossa parte e participar ativamente do ato aqui em Porto Alegre.

ENQUANTO ISTO A reitora DA UFCSPA RECEBE A ADUFRGS

Nova Diretoria da Adufrgs visita reitora da UFCSPA


28/06/2011 14:00

Diretores da Adufrgs-Sindical estiveram ontem, 27/06, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) para apresentar as propostas da nova gestão. Maria Luiza Ambros von Holleben (presidente), Claudio Scherer (1º vice-presidente) e Marilda da Cruz Fernandes (2ª secretária) foram recebidos pela reitora Miriam da Costa Oliveira e pelos próreitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Cláudio Alexandre; de Graduação, Maria Terezinha Antunes; de Extensão e Assuntos Comunitários, Luís Henrique Telles da Rosa; e de Planejamento, Evelise Fraga.

A presidente da Adufrgs, Maria Luiza Ambros von Holleben, esclareceu, logo no início da reunião, que o Sindicato tem como linha de condução dos trabalhos a defesa dos interesses docentes, que utiliza o diálogo e a negociação como recursos para alcançar seus objetivos e é politicamente apartidário. “Como ADUFRGS nosso partido é o do professor”, disse. Ela ressaltou a importância dos docentes da UFCSPA para o fortalecimento da Adufrgs, através da filiação e de uma efetiva participação nos debates políticos e demais atividades sindicais e associativas desenvolvidas pela entidade.

O grupo conversou sobre política universitária, política sindical e principalmente sobre a necessidade urgente de se colocar em debate a forma de eleição para reitores nas universidades federais.

sábado, 2 de julho de 2011

ARRAIAL DA GREVE NA FACED FOI UM SUCESSO

Dia 01/07/2011 realizamos mais um ARRAIAL DA GREVE, desta vez no campus centro, na FACED, desde as 9h30min, vários colegas já estavam organizando o arraial mesmo com a temperatura de 7 graus, ressalto as colegas Ângela, Terezinha, Maribel, Lurdinha, Schirlei, Maria Luiza, Salete, Sônia, Joana, Michelle, Vanessa e outras que não lembro o nome, e os colegas Jonir, Daniel, Fumaça, Jorge, Ceroni, Alexandre, Marcos Cambota, Fabiano, Antoniolli, Gabriel e outros que estiveram por lá desde a instalação até a hora de desarmar o arraial e limpar o espaço que utilizamos. Quase ia me esquecendo do Rafael e do Lucas que carregaram o fogareiro e o botilão de gás da UFCSPA de lá para cá e de cá para lá, valeu mesmo. Com certeza contamos com a presença de aproximadamente 300 pessoas durante o todo o tempo que durou o arraial. Os nossos colegas da UFCSPA também se fizeram presntes como sempre. Tivemos cachorro-quente maravilhoso, o quentão temperado pela Maribel fez tanto sucesso que tinha gente comprando de garrafa térmica, o Bolo de Milho da Lurdinha também foi um sucesso com gente comprando para levar para casa. Enfim parabéns a todos nós que construímos esta greve todos os dias, nas assembléias, nas reuniões temáticas, nas sessões de cinema, nos almoços, nas caminhadas, nas mobilizações e nos momentos de puro prazer como os arraiais da greve. Em breve teremos fotos do evento disponíveis, aguardem. Fotos na página da Assufrgs.